quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

EUA BOICOTARAM PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO?

Todos conhecem o site de caguetagem internacional Wikileaks, e o X9 mais famoso dos últimos tempos, Julien Assange, fundador Do Wikileaks que foi preso mês passado.

Pra quem não sabe esse Wikileaks não segue o 1º ensinamento da doutrina Nelson Rubens (Deverás aumentar, mais nunca inventarás), muito pelo contrário... tem alguns documentos que provam várias mancadas de governos e empresas. Ele disponibiliza informações confidenciais, documentos, fotos... Que são disponibilizados por governos e empresas, e o site até chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz pelo parlamento Norueguês, por divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e outros, prestando um grande serviço a humanidade...

Mais uma coisa chamou a atenção, dentre os documentos disponibilizados, existe um documento que prova que os EUA não querem não permitirão a construção de foguetes brasileiros.



Um dos documentos é uma resposta do governo americano ao pedido da Ucrânia de que os EUA reconsiderassem a posição de não apoiar a parceria Brasil-Ucrânia para uso da base de Alcântara. Os Ucranianos usaram argumentos interessantes, disseram que devido à posição geográfica, lançamentos realizados naquela base representariam uma economia de 30% (isso todo mundo já sabia), mas alegaram também que se os EUA proibissem isso, estariam abrindo caminho para a aproximação do Brasil com a Rússia... Argumento bem Guerra Fria não?Faz tempo que não há lançamentos na Base de Alcântara certo? Motivo:



E qual foi a resposta dos EUA? Que não tem problema em usar a Base de Alcântara, eles apoiariam isso, só não iriam” apoiar transferência de tecnologia ao Brasil e nem um programa nativo de lançamento espacial do Brasil.”


Isso é uma prova que a soberania nacional existe sim, desde que os EUA permitam...



O Senado brasileiro se nega a ratificar o TSA, assinado entre EUA e Brasil em abril de 2000, porque as salvaguardas incluem concessão de áreas, em Alcântara, que ficariam sob controle direto e exclusivo dos EUA. Além disso, permitiriam inspeções americanas à base de lançamentos sem prévio aviso ao Brasil. Os ucranianos se ofereceram, em 2008, para convencer os senadores brasileiros a aprovarem o acordo, mas os EUA dispensaram tal ajuda.
Os EUA não permitem o lançamento de satélites americanos desde Alcântara, ou fabricados por outros países, mas que contenham componentes americanos, "devido à nossa política, de longa data, de não encorajar o programa de foguetes espaciais do Brasil", diz outro documento confidencial.”


E sobre a viagem do Astronauta brasileiro??? Se grande parte dos brasileiros ainda se perguntam: ”Sério? Mandar um cara pro espaço pra plantar feijão? E ainda ao custo de US$10 milhões??? Não era mais fácil e barato ter mandado ele pra qualquer pré escola?”


Sim, até esse assunto foi meio ironizado nos documentos do Wikileaks... mais isso fica pra próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário